Atrair consumidores para as lojas através da divulgação de ofertas. Por muito tempo, este foi o único objetivo dos tabloides de varejo. Hoje, sua função foi expandida e se transformou num importante meio de comunicação institucional.
Ele é utilizado pelas lojas não só para divulgar preços e promoções, mas também para fixar a marca e o conceito de seu empreendedorismo ao público-alvo.
De acordo com a matéria “Tabloides próprios são eficientes para o varejo”, do site Universidade Martins do Varejo, o tabloide pode se adaptar a diversas situações, sendo uma ferramenta democrática.
Durante os anos, sua periodicidade também sofreu alterações. Se antes eram lançados a cada quinze dias, hoje passam a ter circulação diária em alguns estabelecimentos, com validade de um dia.
Outra importante mudança foi o processo de regionalização. Redes nacionais lançam tabloides específicos para cada região.
De acordo com Sônia Bittar, diretora geral do Instituto Data Popular e especialista em estudos do varejo, mesmo com todas as mudanças e adaptações, ainda há muito a ser explorado nesta valiosa ferramenta.
O maior desafio é fazer o público-alvo perceber o posicionamento da loja. É importante realizar uma pesquisa para descobrir quem é o consumidor antes de definir o posicionamento da empresa no mercado.
O menor preço nem sempre é o que atrai todos os tipos de consumidores. Por isso, é importante a divulgação dos diferenciais da empresa no tabloide.
Outro importante fator é o visual do encarte. É necessário acompanhar as tendências e evitar sérios erros, como tabloides poluídos visualmente e informações erradas.
Ideias que tornam a publicação interessante são introduzir dados extras, como dicas de conservação de alimentos, receitas e outros assuntos que podem orientar o consumidor. Utilizado como veículo de informação, educação com caráter comunitário, o tabloide contribui com um relacionamento mais aproximado ao cliente.
A seguir estão alguns dados e dicas publicados na matéria “Tabloides próprios são eficientes para o varejo”, do site Universidade Martins do Varejo.
Comportamento do consumidor
Quem gosta de receber tabloide promocional em casa?
Classes D e E: 35%
Classe AB: 26,2%
Quem vai ao estabelecimento aproveitar as ofertas depois de ter visto nos tabloides?
Classe DE: 48,3%
Classe C: 39,7%
Classe AB: 32%
Fonte: Instituto Data Popular
Vantagens da ferramenta
• Custo relativamente baixo em relação a mídias tradicionais, como jornais, revistas ou televisão.
• Ferramenta flexível (pode se moldar de acordo com o perfil da loja ou da promoção).
• Dependendo do local da distribuição pode influenciar o shopper antes da compra e no momento da compra.
• Comunicar/lembrar ao consumidor da região a presença da loja, o posicionamento do estabelecimento.
Dicas
• Monte um banco de imagens.
• Evite processos muito manuais na hora da produção do tabloide, pois eles aumentam as chances de publicar informações trocadas.
• Dê atenção especial para a qualidade das imagens.
• Cuidado com o tipo de papel, uma escolha errada pode gerar um tabloide pouco atrativo.
• Escolha letras que facilitem a leitura.
• Conheça as necessidades do consumidor da região onde você atua.
• Utilize o tabloide como instrumento de comunicação da loja com os clientes e não apenas para informar preços.
• Procure criar uma identidade, uma personalidade para o tabloide.
• Muito cuidado com as informações publicadas. O Código de Defesa do Consumidor obriga estabelecimentos a cumprirem toda informação ou publicidade veiculada enquanto houver estoque do produto anunciado.
Fonte: Matéria “Tabloides próprios são eficientes para o varejo”, do site Universidade Martins do Varejo, pesquisa sobre tabloides do Instituto Data Popular e matéria “Jornalzinho de varejo”, do site FCDL Notícias.